Noticia do dia - MCG ADVOGADO NEWS
- Miguel Costa Gomes - Advogado
- 20 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
Tribunal Constitucional decide que “Mulher é livre de abortar mesmo quando o homem não quer ser pai “ e este tem de assumir todas as suas responsabilidades.
Em causa estava saber se constitui, ou não, discriminação entre os sexos obrigar os homens a reconhecer paternidades indesejadas, tendo em conta que as mulheres podem abortar sem lhes pedir licença.
A base da argumentação do pai que recorreu para o Tribunal Constitucional é uma comparação. Sentando no banco dos réus, recordou que não foi chamado a decidir sobre o nascimento do filho e que “não só a mulher é livre de não ter um filho que o homem quer, como também é livre de o ter quando o homem não o quer”. Dito isto, defende que a lei que assim o determina é inconstitucional por discriminar os homens face às mulheres e por violar a autodeterminação dos homens quanto à escolha de serem pais.
No acórdão, os juízes do Constitucional admitem que nem sempre a justiça funcionou assim e que “a livre investigação da paternidade [sem o consentimento do pai] só regressaria a Portugal com a Revolução de 1974” através da Constituição de 1976 e da reforma do Código Civil. A proibição do reconhecimento forçado da paternidade imperou desde o Código Civil de 1867, que a decretou como regra excepto “nos casos em que houvesse um sinal da vontade de assumir a paternidade”. Este sistema legal foi “exportado” de França com base em sucessivas leis, entre as quais o Código Civil de Napoleão. “A proibição do reconhecimento forçado da paternidade residia no entendimento que se tinha, na época, do princípio fundamental da liberdade e no individualismo crescente”, sublinham os juízes. In Publico
Obrigado por nos seguires!
Visite ! http://costagomesadvogado.wix.com/portugal-advogados Siga ! https://www.facebook.com/advogados.portugal.mcg.miguelcostagomes Consulte! http://costagomesadvogado.wix.com/portugal-advogados#!blogue/c12t3 Acompanhe ! https://twitter.com/ADVOGADOMCG Subscreva ! http://shoutout.wix.com/so/eKrxwWQh#/main #mcgadvogadonews #mcgadvogado #miguelcostagomesadvogado#paternidade